Bem Vindo ao seu blog de Nutrição

Contatos:

Personal Diet: (11) 7889.8512

Clínica Fisio Shape:
Av. Pacaembu, 1862 - Pacaembu
Tels: (11) 3871.0649 / 3871.0842

Agende agora sua avaliação nutricional.



domingo, 30 de maio de 2010

REDUZA A INGESTÂO DE SÓDIO E SEJA MAIS SAUDÁVEL - MATÉRIA DA REVISTA VEJA


Ótima matéria da Veja sobre o consumo de sódio e as novas diretrizes das sociedades brasileiras de cardiologia, nefrologia e hipertensão que entram em vigor.
De agora em diante, elas preconizam o consumo de no máximo 5 gramas de sal por dia (2 gramas de sódio). É só uma grama a menos do que o preconizado anteriormente, mas essa 1 grama significa muito:
-Evita 10% das mortes por doenças cardiovasculares (principalmente infarto e derrame) ou seja, 1 milhão de vidas salvas anualmente;
-Aumento de 4 anos na expectativa de vida do hipertenso.
Depois da genética, o excesso de sal é o fator de maior influência para a pressão alta. Por isso a importância da redução em seu consumo.
Fonte: Revista Veja / Maio 2010

MINHAS DICAS ÚTEIS:
-Para diminuir o uso do sal, mas manter o sabor da preparação utilize vários tipos de temperos no preparo dos alimentos: orégano, tomilho, cominho, manjericão...
-Diminua o consumo de enlatados, embutidos, conservas, temperos prontos, comidas e sopas prontas. Também diminua o consumo de sucos e biscoitos industrializados. Eles são ricos em sódio, que além de conferir sabor, também é um conservante.
-Se consumir enlatados como atum, ou conservas como azeitonas, enxague-os em água corrente antes de consumi-los.
-Prepare o seu próprio molho de tomate em casa, com tomates frescos, no lugar de usar molhos prontos.
-Não leve o saleiro à mesa.
-Utilize o sal marinho no lugar do refinado. Ele não passa por processos químicos e mantém minerais que o outro não tem.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

DURMA BEM E AFASTE A OBESIDADE!!!!


Num estudo recente realizado em Dijon, na França, os pesquisadores descobriram algo curioso relacionando sono e alimentação. Quando os participantes do estudo não tiveram uma boa noite de sono, consumiram mais calorias do que quando dormiram mais.
Este estudo apareceu numa versão online do American Journal Of Clinical Nutrition.
Segundo o Dr. Laurent Brondel e colaboradores, "a restrição do sono pode ser um dos fatores ambientais que contribuem para a epidemia da obesidade".
Doze jovens participaram do estudo onde os pesquisadores avaliaram: sono, alimentação e gasto de energia num período de 4 dias.
Os dois primeiros dias serviram como um período de controle, nos quais os participantes seguiram uma rotina considerada normal. No terceiro dia os participantes foram dormir à meia noite e acordaram às 8 horas da manhã. No quarto dia eles foram dormir às 2 horas da madrugada e acordaram às 6 horas da manhã.
Não houve restrições na alimentação.
Os pesquisadores constataram que os participantes consumiram 22% mais calorias (com um aumento calórico de 560cal/dia) no dia em que dormiram menos.
Os pesquisadores sugeriram que talvez come-se mais depois de uma curta noite de sono porque os mamíferos evoluíram para armazenar as calorias no verão, quando as noites são curtas e a comida é abundante. Será?
Outros estudos têm mostrado que as interrupções de sono estão associadas com uma alteração no metabolismo da gordura.
Os geneticistas Molly Bray e Martin Young do Children's Nutrition Research Center, no Texas, estão estudando a relação do ritmo cercadiano humano e seus efeitos sobre a obesidade.
Estudos mostram que o ideal é uma noite de 7 horas de sono.
Enquanto isso eu recomendo: durma bem e engorde menos!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Droga Ministrada a Diabéticos Pode Causar Deficiência de Vitamina B12

Estudo feito na Holanda conclui que pacientes diabéticos tratados com o medicamento metformina por longos períodos, podem desenvolver deficiência de Vitamina B12.
Leia reportagem abaixo:

Reuters Health
Por Kate Kelland
LONDRES (Reuters) - Os pacientes tratados durante longos períodos com metformina, uma droga comum para a diabetes, correm o risco de desenvolver deficiência de vitamina B12, que também tende a piorar com o tempo, de acordo com um estudo publicado sexta-feira (21/05/2010).
Os cientistas holandeses, que realizaram o estudo, disseram que as descobertas sugerem a verificação regular de vitamina B-12 durante o tratamento com metformina. Os níveis a longo prazo devem ser "fortemente considerados" para tentar prevenir a deficiência e seus efeitos.
A vitamina B12 é essencial para manter saudáveis as células nervosas e células vermelhas do sangue. Ela é encontrada em carnes, produtos lácteos, ovos, peixes, mariscos e cereais matinais fortificados, e também pode ser tomada como um suplemento.
Coen Stehouwer, da Maastricht University Medical Center, nos Países Baixos, cujo estudo foi publicado no British Medical Journal, disse que os sintomas de deficiência de vitamina B12 incluem fadiga, alterações mentais, anemia e dano do nervo conhecido como neuropatia.
Todos estes sintomas as vezes são diagnosticados como sendo devido a diabetes e suas complicações, ou ao envelhecimento, disse ele, mas a verificação de níveis de vitamina B12 pode ajudar os médicos a avaliar a verdadeira causa e tratá-lo no caso de ser encontrada a deficiência de vitamina B12.
"Nossos dados fornecem um argumento forte para a avaliação de rotina dos níveis de vitamina B12 durante o tratamento a longo prazo com metformina," Stehouwer escreveu.

Estima-se que 246 milhões de pessoas em todo o mundo têm diabetes e as taxas deverão subir junto com o número de pessoas que estão com sobrepeso ou obesos. A maioria dos doentes têm diabetes tipo 2, o tipo ligadas a má alimentação e à falta de atividade física.
A equipe de Stehouwer estudou 390 pacientes com diabetes tipo 2, dando a metformina a 196 deles três vezes ao dia por mais de quatro anos, e um placebo, ou placebo, a outros 194.
Eles descobriram que pessoas que tinham tomado a metformina tinham uma redução de 19 por cento em seus níveis de vitamina B12 em comparação com pessoas que tinham tomado um placebo, que tinha quase nenhuma mudança nos níveis de B12.
A redução dos níveis de vitamina B12 no grupo metformina também persistiu e se tornou mais aparente ao longo do tempo, eles disseram.


Essa informação é de extrema importância a médicos e nutricionistas para que ajudem a evitar as consequências desagradáveis que a deficiência da Vitamina B12 venha a causar em pacientes diabéticos em uso de metformina, o que é extremamente comum!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

NO VAPOR... COM SABOR!


Dicas para cozinhar no vapor com sabor!

-Prepare os alimentos (descasque, corte e tempere) e arrume-os em um cesto ou no recipiente do utensílio elétrico para cozinhar a vapor. Não deixe os alimentos muito apertadinhos para que o vapor circule.

-Adicione água na parte de baixo da panela (3 a 5 dedos) , a não ser quando o equipamento já têm a indicação do volume de líquido a ser adicionado. Essa água pode ser temperada com alho em rodelas, ervas, folha de louro, gengibre fatiado. Isso pode dar mais sabor a preparação. Cuidado para o alimento NÃO encostar na água!

-Deixe a água ferver primeiro. Então abaixe o fogo, encaixe o cesto com os alimentos e...

-Feche bem a panela, para o vapor não sair. Enão abra a panela durante o cozimento, a não ser que precise completar a água.

-Deixe uma chaleira com água fervendo em "stand by" para o caso de precisar completar a água. Assim, você mantém a temperatura.

-Coloque os alimentos mais duros para cozinhar primeiro e vá adicionando os mais moles com o passar do tempo. Dessa maneira eles vão cozinhar por igual e nenhum alimento ficará muito duro ou muito mole!
Cozinhar a vapor é MUITO legal! você mantém vitaminas, minerais, textura, sabor e cor dos alimentos!
Adote essa idéia!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

GENGIBRE PODE ALIVIAR DOR MUSCULAR



O gengibre é uma das plantas medicinais mais antigas. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo- essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.


O gengibre tem ação bactericida , antiinflamatória e desintoxicante.


Na medicina chinesa tradicional, por sua reconhecida ação na circulação sangüínea, ele é utilizado contra a disfunção erétil. Uma pesquisa da Unicamp realizada em coelhos, comprovou os efeitos.


Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada par evitar enjôos e náuseas, confirmando alguns de seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.


Durante séculos, a raiz do gengibre tem sido usada como um remédio popular na cura de uma variedade de doenças, resfriados e doenças estomacais.


Agora, Pesquisadores da Universidade da Georgia descobriram que o consumo diário de gengibre reduz também a dor muscular causada pelo exercício.

O gengibre já tinha mostrado efeitos antiinflamatórios em roedores, e seu efeito sobre a dor muscular induzida experimentalmente em humanos também foi explorada, Disse Patrick O'Connor, professor do Departamento de Cinesiologia da Universidade da Geórgia.


Também acreditava-se que o aquecimento do gengibre, poderia aumentar seus efeitos no alívio da dor.

O'Connor dirigiu dois estudos que examinaram os efeitos de 11 dias de suplementação de gengibre cru e tratado termicamente, na dor muscular.
34 voluntários consumiram cápsulas contendo dois gramas de gengibre cru e 40 consumiram cápsulas contendo gengibre tratado termicamente ou placebo, durante 11 dias consecutivos.


No oitavo dia realizaram 18 extensões dos flexores do cotovelo usando peso pesado para induzir lesão muscular moderada. Foram avaliados antes do exercício e três dias após o exercício: Função do braço, inflamação, dor e marcadores bioquímicos envolvidos na dor.
Os estudos mostraram que uma suplementação diaria de gengibre reduziu em 25% a dor induzida pelo exercício e o efeito não foi reforçado pelo tratamento térmico do gengibre.

Este estudo, será publicado na edição de setembro do The Journal of Pain e está disponível em
http://www.jpain.org/home. O estudo foi financiado pelo Instituto de Ciência McCormick.

Fonte: Universidade da Geórgia



Dicas da Nutricionista:


Antes do Exercício tome um copo de suco de limão, abacaxi, chá mate gelado e gengibre ralado.


Depois do Exercício coma uma refeição rica em proteína e carboidratos complexos com um toque de gengibre em conserva.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA


É na infância que ocorre o estabelecimento de hábitos alimentares saudáveis e da prática de atividade física.

Esses hábitos saudáveis previnem a desnutrição, a deficiência do crescimento, anemia, cáries, obesidade entre outros.

Na fase escolar há um aumento natural do apetite e um consequente aumento do consumo de alimentos.

Nessa fase, o ambiente e a vida familiar exercem grande influência nos hábitos alimentares. A criança tem facilidade em incorporar hábitos de outras pessoas, principalmente de quem admira.

Devemos então oferecer alimentos como frutas, legumes, verduras, iogurtes, cereais... São alimentos difíceis de agradar a criança, então devem ser oferecidos em várias tentativas e em diversos modos de preparo. Por exemplo: couve flor gratinada, couve flor à milanesa, couve flor na sopa de legumes.

Outra maneira de interessar a criança, é levá-la ao supermercado e deixá-la escolher a fruta, legume, iogurte, cereal de sua preferência.

Prepare uma refeição atrativa, com variedade, deixe o prato bem colorido!

Coma a mesma comida que seu filho e sente à mesa com ele para fazer as refeições.

Não esqueça de oferecer um bom café da manhã para seu filho! Com isso a criança alcançará boa performance na escola, ficará menos cansado e doente com menos frequencia!

terça-feira, 18 de maio de 2010

MOVIMENTO SLOW FOOD


O Slow Food é uma associação internacional sem fins lucrativos fundada em 1989 como resposta aos efeitos padronizantes do fast food; ao ritmo frenético da vida atual; ao desaparecimento das tradições culinárias regionais; ao decrescente interesse das pessoas na sua alimentação, na procedência e sabor dos alimentos e em como nossa escolha alimentar pode afetar o mundo.
O Slow Food segue o conceito da
ecogastronomia, conjugando o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade, reconhecendo as fortes conexões entre o prato e o planeta. Hoje conta com mais de 100.000 associados que formam e mantêm nosso movimento.

A partir de hoje, você pode ler os textos da Slow Food no Seu Blog de Nutrição. Eles estão na barra lateral do blog.

Informe-se e apoie este movimento para uma vida mais saudável!

Frutas para o friozinho!

Nesse friozinho, tem gente que não gosta de comida gelada, prefere comida quentinha...
Para que não deixemos de comer frutas, tão ricas em vitaminas, minerais, fibras e substâncias antioxidantes, trago para vocês uma receita deliciosa do site Panelinha da Rita Lobo:

FRUTAS AO VAPOR
Rendimento: 2 porções
Calorias: 124 kcal
Ingredientes:
-4 morangos
-½ kiwi
-½ banana nanica
-1 fatia fina de abacaxi
-1 damasco cortado ao meio
-Folhas de hortelã
-2 cravos da índia
-1 colher de sopa de adoçante culinário

Modo de preparo:
Coloque os ingredientes acima picados, num quadrado de folha de alumínio. Feche formando uma trouxinha. Leve ao forno por cerca de 20 minutos. Pode regar com chá de hortelã gelado.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

RESISTA AOS REFRIGERANTES


Trabalho feito pelo Dr. Carlos Alexandre Fett:


Faculdade de Educação Física da UFMT
Mestrado da Nutrição da UFMT
Laboratório de Aptidão Física e Metabolismo Consultoria em Performance Humana e Estética

**O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UMA LATA DE REFRIGERANTE* *

Primeiros 10 minutos:10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente. Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.

20 minutos:O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina. O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (É muito para este momento em particular).

40 minutos:A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.

45 minutos:O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína..)

50 minutos:O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina, ou seja, está urinando seus ossos, uma das causas das OSTEOPOROSE.

60 minutos:As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina. Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam.

-Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar. Ficará irritadiço. Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.

Pense nisso antes de beber refrigerantes. Se não puder evitá-los, modere sua ingestão!


Prefira sucos naturais.

Seu corpo agradece!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

ALIMENTAÇÃO E DIABETES


A Diabetes tipo 2 é um mal que acomete muitas pessoas no mundo todo.

Para se ter uma idéia, a Organização Mundial da Saúde prevê que o número de pessoas diabéticas no mundo no ano de 2025 deve chegar a 300 milhões de indivíduos.


Existem maneiras de nos prevenirmos dessa doença:

-Alimentando-se adequadamente;

-Fazendo controle de peso;

-Praticando atividade física;

-Fazendo análises regulares dos níveis de glicose no sangue, especialmente as pessoas com maior risco de vir a ter a doença, por exemplo:

*Pessoas com excesso de peso; com má alimentação ou falta de exercício, com idade superior a 45 anos, com histórico familiar de diabetes, idosos e pessoas que tomam determinados medicamentos.


Mas para quem já apresenta a Diabetes tipo 2, seguem dicas básicas mas muito úteis para o controle da doença e qualidade de vida.


CONSUMA:

·Alimentos ricos em fibras (pão, arroz, biscoitos integrais, inhame, aipim, leguminosas, vegetais e frutas);
· 3 porções de frutas por dia;
· Leite/iogurte/coalhada desnatados, queijo minas, ricota e cottage (para não extrapolar a cota de gordura saturada permitida);
· 2 colheres de sopa de farelo de aveia (reduz absorção glicose e colesterol);
· Azeite de oliva extra-virgem (fonte de antioxidantes e Ácidos graxos Monoinsaturados), óleo de canola;
· Peixes gordos: sardinha, atum, salmão, cavala (fonte de Ômega-3) ;
· Adoçantes artificiais alternando as marcas permitidas (aspartame, sucralose, steviosídeo e acesulfame K);
· Associar na mesma refeição alimentos com alto índice glicêmico (por exemplo: batata, arroz branco) com alimentos ricos em fibras;
· Fracionamento da dieta em seis refeições por dia ou intervalo de 3-3 horas ;
. Antes de dormir, refeição rica em proteína (low carb);
· Em caso de hipoglicemia: 15g de carboidratos (1/2 xícara de suco de laranja, uva ou maçã; ou 1 copo de leite; ou 3 cream crackers; ou 1 colher de sopa de mel ou açúcar).

EVITE:

· Gordura saturada (pele de aves, carnes gordas bovinas e suínas, leite de côco, creme de leite, bacon, manteiga, toucinho, leite integral, azeite-de-dendê);
· Açúcares (sacarose, mel, melado, rapadura, sorvetes, gelatinas, frutas cristalizadas, geléias, doces de corte);
. Adoçantes à base de frutose, sorbitol e manitol (contribuem para as complicações crônicas do diabetes);
. Cereais refinados (arroz, pão, biscoito, bolo e preparações feitas com farinha de trigo refinada);
. Mistura de arroz + pão + macarrão + batata na mesma refeição;
. Refrigerantes, sucos prontos e artificiais;
. Pão doce, biscoito recheado, chocolate;
. Frituras;
. Bebidas alcoólicas;
. Jejum prolongado ou excesso de alimentação.


Evite as complicações do Diabetes!

Alimente-se bem e viva mais e melhor!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

SOPA PARA ESQUENTAR!


A cevadinha é um grão integral. Muito rica em fibras, ela ajuda a diminuir o triglicérides e o colesterol sanguíneo (porque torma mais lenta sua absorção) e regula o funcionamento do intestino (protegendo contra o câncer de intestino também).

Além disso, a cevadinha é rica em Ferro, ajudando assim a prevenir a anemia.

Para esquentar o corpo nesse frio, nada melhor que uma sopa... de cevadinha!


SOPA DE CEVADINHA
Ingredientes:
- 150g de cevadinha
- 2 colheres de sopa de óleo de canola
- 1 cebola picada
- 2 cenouras cortadas
-1 alho em rodelas
-1 talo de salsão picado
- 1 macinho de salsinha picada
- ¾ de litro de caldo de frango

Modo de preparo:
Cozinhe a cevadinha no caldo de frango por 1 hora. Refogue os ingredientes restantes e acrescente à cevadinha. Tempere a gosto e sirva. Se preferir pode passar na peneira ou liquidificar.

BOM APETITE!!!



quinta-feira, 6 de maio de 2010

AUMENTE SUAS DEFESAS! ALIMENTE-SE BEM!

O sistema imunológico protege nosso corpo de infecções e doenças. Ele é extremamente complexo. Dele fazem parte tecidos, órgãos e células do nosso corpo além de substâncias específicas.
Quando uma pessoa apresenta deficiência de algum nutriente decorrente de má alimentação, acaba ficando mais suscetível a adquirir infecções pois a resposta imunológica acaba comprometida. Uma alimentação balanceada e variada é sinônimo de alimentação rica em nutrientes e micronutrientes (vitaminas e minerais). Entre eles, há alguns específicos que podem ajudar a melhorar a resposta imunológica.

Abaixo segue uma lista desses nutrientes e micronutrientes:
- Vitamina E – Quando ingerida, a Vitamina E melhora a resposta imunológica, além de ser considerado um poderoso antioxidante.
Onde é encontrada: em alguns óleos vegetais como óleo de milho, soja e no azeite de oliva e no gérmen de trigo.

- Vitamina C – aumenta a produção das células de defesa, que tem efeito direto sobre bactérias e vírus, elevando a resistência a infecções. Ela tem efeitos benéficos principalmente em infecções respiratórias e nas gripes.Além disso potencializa os efeitos da vitamina E.
Onde é encontrada: Em frutas ácidas como laranja, acerola, limão, abacaxi, mexerica, entre outras.

- Vitamina A: Tem ação antiinflamatória.
Onde é encontrada: fígado, cenoura, batata-doce, abóbora, espinafre.

- Vitamina B6: Excelente para aumentar a imunidade geral do organismo. Tem ação protetora contra o câncer, ajuda a controlar alguns tipos de diabetes.
Onde é encontrada: batata, banana, peito de frango e semente de girassol.



- Zinco – Atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos.
Onde é encontrado: Aveia, farelo de trigo, laticínios, castanhas e presunto de peru.
- Selênio: Tem ação antioxidante e é um estimulantedo sistema imunológico.
Onde é encontrado: ovos e grãos integrais.

- Gorduras ¨boas¨ - Os ácidos graxos Ômega 3 e 6 têm como principal função a regulação de algumas células imunológicas.
Onde são encontradas: peixes (principalmente de água fria, como o salmão e o arenque) e oleaginosas, como as nozes, castanha do Pará, castanha de caju e macadâmia.
- Carotenóides – Entre outras funções, são responsáveis pela ativação do sistema imunológico.
Onde são encontrados: principalmente em vegetais e frutas de cores amarela, laranja e vermelhas (beterraba, cenoura, abóbora, pimentão amarelo).
- Carboidratos – Ultimamente a ingestão de carboidratos em quantidades recomendadas tem sido associada à melhora do sistema imune, especialmente em praticantes de atividade física. Mas prefira os carboidratos complexos.
Onde são encontrados: pães, massas, arroz, batata, cereais e grãos integrais.
- Probióticos: são bactérias benéficas ao organismo e reforçam principalmente a imunidade intestinal.
Onde são encontrados: iogurte e leite fermentado.

Além de todos esses nutrientes, há alguns alimentos que possuem substâncias importantes ao sistema imunológico:
- Cogumelo shitake: possui uma substância chamada lentinan, a qual estimula a produção de células de defesa do organismo.
- Alho: ajuda a prevenir o câncer e as doenças cardíacas.
- Gengibre: fortalece o sistema de defesa do organismo.


CUIDADO!!!
Existem também alguns alimentos que se ingeridos em excesso podem minar a vitalidade do sistema imune, entre eles, gorduras, açúcares, alimentos processados e refrigerantes.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

CRIANÇAS E VEGETARIANISMO


Pais vegetarianos tendem a estender a prática aos seus filhos também. E isso é certo?
Não há certo ou errado nessa situação, já que crenças e hábitos não são facilmente mudados.
As principais preocupações em relação às crianças vegetarianas se concentram no ferro, no cálcio, na vitamina B12, no zinco e, quando não há suficiente exposição ao sol, na vitamina D. Alimentos de origem animal, fontes mais ricas desses nutrientes, são muito importantes nessa fase de grande desenvolvimento
O estômago das crianças tem capacidade reduzida, então partimos do princípio que quando os alimentamos, esses alimentos devem ser de alto valor nutricional.
Pensando nisso, seguem algumas dicas de como aproveitar ao máximo os nutrientes provenientes dos alimentos para crianças vegetarianas:
-Amamente seu filho pelo menos até os seis meses e se possível estenda até os dois anos, tirando leite com uma bombinha e oferecendo num copo especial. Se isso não for possível, ofereça leite em pó enriquecido. Mas se a criança não se alimenta com leite de vaca, escolha então algum leite de soja em pó enriquecido com vitaminas e minerais;
-A partir dos 6 meses de idade, já podemos começar a incluir alimentos além do leite.
O ideal é que se comece com a papinha ou suco de fruta no lanche da manhã. Acrescente a papinha farinhas como Mucilon de arroz ou mesmo 1 colher de café de farinha de linhaça (triturada na hora). A farinha de linhaça é rica em fibras, vitaminas e minerais, além do ômega-3.
-Depois de um tempo, podemos incluir as papinhas amassadas com garfo.
Procure incluir nas papinhas, além dos legumes e tubérculos (batata, cará, inhame...):
· Vegetais verde escuros - são ricos em vitaminas (A, ácido fólico, C, E, K), minerais (cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio), fibras e clorofila (fonte de energia) e antioxidantes;
· Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha) - são fonte de proteínas vegetais e apresenta em sua composição, carboidratos complexos, fibras, vitaminas do complexo B, minerais como potássio, fósforo, magnésio, zinco, ferro e cálcio. Tofu – Rico em proteínas;
· Arroz integral, aveia, farelo de aveia, macarrão integral.

- Para aumentar a absorção do ferro e ajudar a prevenir a anemia, sirva 1 copo de suco de laranja (Rica em Vitamina C) junto com a refeição;

- As crianças vegetarianas restritas devem tomar suplemento de Vitamina B12;

-Use melado de cana para adoçar os alimentos. Ele tem vitaminas e minerais como o Ferro;

-Conforme a criança cresce, ela come a comida da casa e não mais a papinha. Continue caprichando então na variedade desses alimentos.

Para qualquer criança, seja vegetariana ou não, é importante que a alimentação seja rica e saborosa.
Rica significa bem variada, com nutrientes de todo tipo.
É importante que a comida das crianças seja calórica o suficiente para seu crescimento satisfatório.
Para isso, use cereais integrais, leguminosas, legumes, verduras e frutas regularmente.
Enriqueça os pratos com azeite, castanhas ou nozes picadas, tahine (molho de gergelim, rico em gorduras de boa qualidade e proteínas).
Use variedade de leguminosas como feijões de várias cores, grão de bico, ervilha em grão, lentilha.
Prepare os legumes com pouca ou nenhuma água (para preservar as vitaminas, minerais, textura e sabor).

A criança vegetariana pode ser saudável também!


segunda-feira, 3 de maio de 2010

PIMENTA EMAGRECE?!?!


Por que as pimentas ardem tanto?

Porque elas contém uma substância chamada Capsaicina. A Capsaicina não só confere ardor a pimenta, como pode ajudar na perda de peso combinada com uma dieta.

Como assim?

Ela aumenta o gasto energético por algumas horas após seu consumo.

Como não são todos que aguentam a língua ardendo... Cientistas da Califórnia encontraram um análogo da capsaicina em plantas chamado: dihydrocapsiate (DCT). E ele não arde.

Os cientistas então deram pílulas com esse composto a voluntários em processo de perda de peso e uma pílula placebo para a outra metade dos voluntários em regime.

Adivinhem quem perdeu mais peso?

Segue então uma receita deliciosa com pimenta pra vocês:


Filé de linguado com Pimenta e Pimentões
4 filés de linguado(temperar com alho amassado, limão e sal)
Colocar 4 filés de linguado temperados com limão, sal marinho e pimenta do reino numa travessa de vidro.

Adicionar uma garrafa de leite de côco light.

Adicionar um tomate fatiado.

Adicionar uma cebola fatiada.

Adicionar meio pimentão vermelho sem as sementes.

Adicionar uma pimenta dedo de moça fatiada fina com a semente (se quiser uma receira bem ardida e porreta!)
(quem quiser ousar: pode usar a malagueta. Já a pimenta biquinho faz a receita perder o ardido, serve para vc que não quer queimar a língua)

O artigo das pimentas na íntegra:




RECEITA DO MÊS!!! MAIO

HAMBÚRGUER DE CARNE FEITO EM CASA COM VEGETAIS

Ingredientes:
-500g de patinho moído
-2 fatias de pão integral molhados no leite de soja mas bem espremidos
-1 colher de sopa de cebola ralada
-1 colher de chá de molho inglês
-1/2 cenoura pequena ralada no ralo fino
-1/4 de abobrinha ralada no ralo fino
-sal marinho e pimenta do reino moída a gosto

Modo de preparo:

Misture o patinho moído com as 2 fatias de pão integral molhadas no leite e bem espremidas, a cebola ralada, o molho inglês, a cenoura ralada no ralo fino e a abobrinha ralada no ralo fino, sal e pimenta.
Em seguida, faça os hambúrgueres numa forma especial e leve para gelar.
Depois que eles ficarem com a forma desejada, grelhe com margarina light ou 1 fio de óleo de canola numa frigideira antiaderente.
Ou pincele uma assadeira com azeite, coloque os hambúrgueres e leve para assar. Não esqueça de virá-los de tempo em tempo para dourar os dois lados.

Você pode servir este hambúrguer com salada, arroz integral ou ainda num sanduíche com pão de hambúrguer integral, mussarela de búfala fatiada e folhas de agrião.

Essa receita é interessante para crianças. A carne é fonte de ferro. E a cenoura e a abobrinha fontes de vitaminas, minerais e fibra.

Bom Apetite!

Envie sua receita ao blog ou para o e-mail: dbcyrulin@hotmail.com
Todo mês publicarei a Receita do Mês e uma receita de algum leitor!