Bem Vindo ao seu blog de Nutrição

Contatos:

Personal Diet: (11) 7889.8512

Clínica Fisio Shape:
Av. Pacaembu, 1862 - Pacaembu
Tels: (11) 3871.0649 / 3871.0842

Agende agora sua avaliação nutricional.



domingo, 30 de maio de 2010

REDUZA A INGESTÂO DE SÓDIO E SEJA MAIS SAUDÁVEL - MATÉRIA DA REVISTA VEJA


Ótima matéria da Veja sobre o consumo de sódio e as novas diretrizes das sociedades brasileiras de cardiologia, nefrologia e hipertensão que entram em vigor.
De agora em diante, elas preconizam o consumo de no máximo 5 gramas de sal por dia (2 gramas de sódio). É só uma grama a menos do que o preconizado anteriormente, mas essa 1 grama significa muito:
-Evita 10% das mortes por doenças cardiovasculares (principalmente infarto e derrame) ou seja, 1 milhão de vidas salvas anualmente;
-Aumento de 4 anos na expectativa de vida do hipertenso.
Depois da genética, o excesso de sal é o fator de maior influência para a pressão alta. Por isso a importância da redução em seu consumo.
Fonte: Revista Veja / Maio 2010

MINHAS DICAS ÚTEIS:
-Para diminuir o uso do sal, mas manter o sabor da preparação utilize vários tipos de temperos no preparo dos alimentos: orégano, tomilho, cominho, manjericão...
-Diminua o consumo de enlatados, embutidos, conservas, temperos prontos, comidas e sopas prontas. Também diminua o consumo de sucos e biscoitos industrializados. Eles são ricos em sódio, que além de conferir sabor, também é um conservante.
-Se consumir enlatados como atum, ou conservas como azeitonas, enxague-os em água corrente antes de consumi-los.
-Prepare o seu próprio molho de tomate em casa, com tomates frescos, no lugar de usar molhos prontos.
-Não leve o saleiro à mesa.
-Utilize o sal marinho no lugar do refinado. Ele não passa por processos químicos e mantém minerais que o outro não tem.

Um comentário:

Ministério da saúde disse...

Olá blogueiro!
O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download.
Caso se interesse, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
Obrigado!
Ministério da Saúde