Bem Vindo ao seu blog de Nutrição

Contatos:

Personal Diet: (11) 7889.8512

Clínica Fisio Shape:
Av. Pacaembu, 1862 - Pacaembu
Tels: (11) 3871.0649 / 3871.0842

Agende agora sua avaliação nutricional.



domingo, 30 de maio de 2010

REDUZA A INGESTÂO DE SÓDIO E SEJA MAIS SAUDÁVEL - MATÉRIA DA REVISTA VEJA


Ótima matéria da Veja sobre o consumo de sódio e as novas diretrizes das sociedades brasileiras de cardiologia, nefrologia e hipertensão que entram em vigor.
De agora em diante, elas preconizam o consumo de no máximo 5 gramas de sal por dia (2 gramas de sódio). É só uma grama a menos do que o preconizado anteriormente, mas essa 1 grama significa muito:
-Evita 10% das mortes por doenças cardiovasculares (principalmente infarto e derrame) ou seja, 1 milhão de vidas salvas anualmente;
-Aumento de 4 anos na expectativa de vida do hipertenso.
Depois da genética, o excesso de sal é o fator de maior influência para a pressão alta. Por isso a importância da redução em seu consumo.
Fonte: Revista Veja / Maio 2010

MINHAS DICAS ÚTEIS:
-Para diminuir o uso do sal, mas manter o sabor da preparação utilize vários tipos de temperos no preparo dos alimentos: orégano, tomilho, cominho, manjericão...
-Diminua o consumo de enlatados, embutidos, conservas, temperos prontos, comidas e sopas prontas. Também diminua o consumo de sucos e biscoitos industrializados. Eles são ricos em sódio, que além de conferir sabor, também é um conservante.
-Se consumir enlatados como atum, ou conservas como azeitonas, enxague-os em água corrente antes de consumi-los.
-Prepare o seu próprio molho de tomate em casa, com tomates frescos, no lugar de usar molhos prontos.
-Não leve o saleiro à mesa.
-Utilize o sal marinho no lugar do refinado. Ele não passa por processos químicos e mantém minerais que o outro não tem.

Nenhum comentário: