Bem Vindo ao seu blog de Nutrição

Contatos:

Personal Diet: (11) 7889.8512

Clínica Fisio Shape:
Av. Pacaembu, 1862 - Pacaembu
Tels: (11) 3871.0649 / 3871.0842

Agende agora sua avaliação nutricional.



segunda-feira, 24 de maio de 2010

Droga Ministrada a Diabéticos Pode Causar Deficiência de Vitamina B12

Estudo feito na Holanda conclui que pacientes diabéticos tratados com o medicamento metformina por longos períodos, podem desenvolver deficiência de Vitamina B12.
Leia reportagem abaixo:

Reuters Health
Por Kate Kelland
LONDRES (Reuters) - Os pacientes tratados durante longos períodos com metformina, uma droga comum para a diabetes, correm o risco de desenvolver deficiência de vitamina B12, que também tende a piorar com o tempo, de acordo com um estudo publicado sexta-feira (21/05/2010).
Os cientistas holandeses, que realizaram o estudo, disseram que as descobertas sugerem a verificação regular de vitamina B-12 durante o tratamento com metformina. Os níveis a longo prazo devem ser "fortemente considerados" para tentar prevenir a deficiência e seus efeitos.
A vitamina B12 é essencial para manter saudáveis as células nervosas e células vermelhas do sangue. Ela é encontrada em carnes, produtos lácteos, ovos, peixes, mariscos e cereais matinais fortificados, e também pode ser tomada como um suplemento.
Coen Stehouwer, da Maastricht University Medical Center, nos Países Baixos, cujo estudo foi publicado no British Medical Journal, disse que os sintomas de deficiência de vitamina B12 incluem fadiga, alterações mentais, anemia e dano do nervo conhecido como neuropatia.
Todos estes sintomas as vezes são diagnosticados como sendo devido a diabetes e suas complicações, ou ao envelhecimento, disse ele, mas a verificação de níveis de vitamina B12 pode ajudar os médicos a avaliar a verdadeira causa e tratá-lo no caso de ser encontrada a deficiência de vitamina B12.
"Nossos dados fornecem um argumento forte para a avaliação de rotina dos níveis de vitamina B12 durante o tratamento a longo prazo com metformina," Stehouwer escreveu.

Estima-se que 246 milhões de pessoas em todo o mundo têm diabetes e as taxas deverão subir junto com o número de pessoas que estão com sobrepeso ou obesos. A maioria dos doentes têm diabetes tipo 2, o tipo ligadas a má alimentação e à falta de atividade física.
A equipe de Stehouwer estudou 390 pacientes com diabetes tipo 2, dando a metformina a 196 deles três vezes ao dia por mais de quatro anos, e um placebo, ou placebo, a outros 194.
Eles descobriram que pessoas que tinham tomado a metformina tinham uma redução de 19 por cento em seus níveis de vitamina B12 em comparação com pessoas que tinham tomado um placebo, que tinha quase nenhuma mudança nos níveis de B12.
A redução dos níveis de vitamina B12 no grupo metformina também persistiu e se tornou mais aparente ao longo do tempo, eles disseram.


Essa informação é de extrema importância a médicos e nutricionistas para que ajudem a evitar as consequências desagradáveis que a deficiência da Vitamina B12 venha a causar em pacientes diabéticos em uso de metformina, o que é extremamente comum!

Nenhum comentário: