Bem Vindo ao seu blog de Nutrição

Contatos:

Personal Diet: (11) 7889.8512

Clínica Fisio Shape:
Av. Pacaembu, 1862 - Pacaembu
Tels: (11) 3871.0649 / 3871.0842

Agende agora sua avaliação nutricional.



quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ORGÂNICO OU NÃO... EIS A QUESTÃO... 1



A revista fator (http://www.revistafator.com.br/) publicou em seu site, o resultado de uma pesquisa que está sendo conduzida pela Newcastle University, na Grã-Bretanha, que indica que legumes e frutas orgânicos contém até 40% mais antioxidantes do que seus equivalentes não-orgânicos e o leite orgânico pode conter entre 50 e 80% mais antioxidantes (substâncias que acreditam-se combater o câncer entre outras doenças) do que o leite normal. Os pesquisadores admitiram, no entanto, que ainda não conseguem explicar as causas dessa diferença. A fonte desse resultado é da BBC Brasil.


Existem algumas pesquisas que falam que resíduos de agrotóxicos em certos alimentos aumentariam a taxa  de casos de Transtorno de Déficit de Atenção em crianças. 
A barreira hematoencefálica não está completamente formada até os 6 meses, por isso resíduos de agrotóxicos passariam essa barreira e não se sabe ao certo exatamente o que isso pode causar.


Siga este link: http://organicosdobrasil.blogspot.com/2008/08/saiba-o-que-leite-orgnico-e-por-qu-mais.html e entenda a diferença entre o leite convencional e o orgânico.


Vale a pena pagar mais caro pelo alimento orgânico?


Se tivermos condições financeiras acredito que sim! Não só por nós mesmos, mas pelo meio ambiente. Quanto menos resíduos tóxicos na terra, no lençol freático, no ar que respiramos... melhor!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Atendendo a pedidos: Alimentação Kasher

As leis dietéticas judaicas prescrevem uma dieta não apenas para o corpo mas também para a alma, e a princípio são destinadas mais ao bem estar espiritual do que ao físico. A maioria dos judeus seguem a alimentação Kasher somente baseados na religião, mas levam “de brinde” alguns benefícios que essa alimentação pode trazer, como:

-Não misturando leite (rico em Cálcio) e carne (rico em Ferro), há maior absorção de Ferro e Cálcio, já que esses 2 minerais competem na hora de sua absorção;

-A alimentação kasher proíbe a ingestão de frutos do mar, que são ricos em colesterol. Eles também são ricos em zinco, mas quem segue essa alimentação, pode ingerir outras fontes de zinco, como a aveia por exemplo.

-O modo de matar o boi e o próprio salgamento da carne, inibem a distribuição do ácido lático pelo corpo do animal . O ácido lático é uma substância tóxica resultante do metabolismo do boi quando ainda vivo, que pode causar doenças como câncer.

Por serem salgadas, as carnes possuem maior teor de sódio. O ideal seria alternar a ingestão de carne vermelha com a ingestão de peixes e aves. Outra dica é enxaguar a carne antes do preparo para diminuir um pouco o teor de sal adicionado.

Leia essa matéria sobre alimentação kasher que saiu em Abril deste ano no “The New York Times”:

Uma dieta antiga está se tornando uma das tendências mais quentes!

Um número crescente de freqüentadores de supermercados nos Estados Unidos estão comprando alimentos kasher - não por razões religiosas, mas porque eles estão convencidos de que os alimentos são mais seguros e melhores para a saúde.

As vendas de alimentos kasher atingiram US $ 12,5 bilhões em 2008, um aumento de 64% desde 2003.

Refletindo esse interesse crescente, a Manischewitz, uma grande empresa de alimentos kasher, realizou uma aula de culinária kasher no mês passado, em Manhattan. Ela trouxe cinco chefs de todo o país que prepararam pratos com o mais tradicional ingrediente kasher: o caldo de galinha.

De acordo com pesquisa de mercado, 62% das pessoas que compram alimentos kasher o fazem por razões de qualidade do alimento, enquanto 51% dizem comprar kasher para a sua salubridade "em geral." Cerca de um terço diz que compram kasher devido as normas de segurança alimentar. Acreditam que são melhores do que com alimentos tradicionais dos supermercados. Apenas 15% dos entrevistados dizem comprar comida kasher por causa das regras religiosas.

Joe Regenstein, professor de ciência dos alimentos da Cornell University, especializado em leis kasher, observa que as restrições de comida kosher foram criadas por motivos religiosos, não para produzir alimentos mais seguros e saudáveis. Mas, há vantagens nessa alimentação já que algumas das leis kasher relacionadas com ingredientes e preparo pode ter vantagens potenciais para a saúde.

As regras rigorosas para a produção e certificação de produtos kasher pode resultar em uma análise mais rigorosa dos problemas de segurança alimentar. Por exemplo, as organizações independentes, como a União Ortodoxa são pagas por empresas de alimentos para enviar pessoal especializado para as fábricas para garantir que todas as restrições das leis kasher estejam sendo cumpridas. Esse acompanhamento extra normalmente significa que os produtos kasher são produzidos mais lentamente do que outros alimentos.

Em geral, a comida kasher tem de ser cuidadosamente observadas durante o seu processamento e preparação. Cereais, legumes embalados, frutas e produtos similares são inspecionados por qualquer vestígio de substâncias não-kasher, como insetos. Como as leis kasher proibem a mistura de carne e laticínios, todos os produtos lácteos kasher são tratados separadamente de qualquer produto à base de carne. Nenhum molusco é permitido, e todos os peixes, como tudo o que é kasher, devem ser tratados com os utensílios que não tenham estado em contacto com qualquer coisa não-kasher.

A certificação da carne kasher é ainda mais complicada. Em primeiro lugar, apenas alguns animais podem ser comidos: são proibidos porcos, roedores e aves de rapina, por exemplo. Além disso, cada vaca, frango ou outro animal, que é certificado como kasher tem de ser morto e esquartejado de uma maneira particular.

Durante este processo, cada animal é morto rapidamente por uma pessoa treinada. Alguns acreditam que este tipo de abate é mais humano e menos doloroso do que as práticas tradicionais dos matadouro. Cada animal abatido é inspecionado de perto quanto à sinais de doença, e qualquer animal que pode ter ficado doente não é usado.

E porque todas as carnes kasher são completamente salgadas para diminuir a quantidade de sangue, elas têm menos probabilidade de carregar as bactérias E. coli e salmonella, dizem os especialistas, embora não foram realizados estudos conclusivos que confirmem essa especulação.

Existem alimentos considerados neutros (Parve) nesse tipo de alimentação. Eles podem ser particularmente úteis para pessoas com exigências rígidas de dieta ou alergias a certos alimentos, pois esses alimentos não possuem e/ou não tiveram contato com nenhum traço de leite ou carne.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

OFICINA DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ANIMADA PARA CRIANÇAS!




Devido a grande preocupação que os pais têm hoje com a alimentação dos filhos, eu, Daniela Cyrulin (Nutricionista formada pela USP) procurei uma forma divertida, cuidadosa e pedagógica de ensinar as crianças a alimentarem-se corretamente.
Em parceria com a contadora de histórias Jane Berenstein Fucs (contadora profissional) criei um projeto já em andamento: O Nutri Ser - Culinária Contada.
Juntas ensinamos as crianças a prepararem sucos, sanduíches e cookies saudáveis feitos com ingredientes funcionais (como a farinha de trigo integral nos cookies) e sustentáveis (como os talos de vegetais no sanduíche).
Uma aula de culinária infantil divertida e ao mesmo tempo educativa onde as crianças aprendem além das receitas, a importância da ingestão de alimentos saudáveis.
Tudo isso de forma lúdica e contextualizada, através de personagens (entre eles frutas e vegetais) interessantes que vêm dentro de uma "maleta mágica".
As crianças adoram e envolvem-se de maneira surpreendente!
Contrate esse serviço para a sua escola, berçário ou livraria e faça a diferença!

Contatos:
Dra. Daniela Cyrulin (CRN: 18.196)
Nutricionista formada pela USP e Personal Diet com vasta experiência com crianças e adolescentes.
Consultora da Focca Nutrição e Sabor, onde ajudou a criar a linha de congelados infantis saudáveis: Focca Kids.
E-mail: dbcyrulin@hotmail.com
Blog: http://www.danielacyrulin.blogspot.com
Tel: 11 7889.8512

Jane Berenstein Fucs
Professora de educação infantil do Colégio "I. L. Peretz".
Contadora de histórias com grande experiência em contação para crianças.
Conta histórias no Espaço Bebê do Clube "A Hebraica", na Livraria da Vila, Espaço "Aprontando uma", entre outros.
E-mail: janeberenstein@hotmail.com
Tel: 11 9955.2203

NOVIDADE! PERSONAL TUDO!!!!

Olá,
Você é daquelas pessoas que corre o dia todo, trabalha, cuida da casa, das compras, dos filhos, do marido (esposa, namorado, namorido...), paga as contas, leva o cachorro para tomar banho, agita um jantar de negócios, busca o vestido e o terno na lavanderia..... Enfim, reza todo dia para que criem um clone seu?
Então seus problemas acabaram:
A Et Voilà, empresa da paulistana Roberta Canton, faz tudo isso e mais um pouco pra você.
Estamos fazendo uma parceria, já que a Roberta é uma pessoa extremamente organizada, dedicada e de confiança. Ela cobra por hora para organizar a sua vida: organiza armários,organiza sua mudança, pendura quadros, compra e instala acessórios de informática, leva e busca seus filhos em compromissos, te arranja uma personal stylist e uma massagista maravilhosa!
Comigo a parceria é a seguinte: Como sua Personal Diet, monto um cardápio para sua casa,pesonalizado de acordo com sua rotina e de sua família. Implanto o cardápio e treino sua funcionárias. A Et Voilà faz a compra de supermercado e hortifruti de acordo com o cardápio. Além disso, organiza sua despensa, monta o seu kit lanche para a semana toda e monta a lancheira dos seus filhos para a semana toda também.
Se precisar, eu monto o cardápio para a casa da praia ou de campo e a Et Voilà chega antes que você já com as compras organizadas para a sua estadia.
Quer mais praticidade do que isso?
Montamos pacotes para noivas:
-Organização da casa e dos presentes;
-Contratação de empregada doméstica e treinamento;
-Montagem de cardápio balanceado e focado nas necessidades do casal;
-Compra de supermercado e hortifruti além de organização da despensa.
Chegue da lua de mel com tudo organizado!

Et Voilá:
Roberta : 11 4112.1442

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O MÁXIMO EM UTENSÍLIOS PARA A COZINHA!!!!


Gente, olhem esses utensílios para cozinha, mesa e para animar as crianças na hora da comida!
Pena que não estão a venda aqui no Brasil (pelo menos até agora não encontrei).
Um dos produtos é o food face: pratos com rostos diferentes que você pode montar e brincar com o alimento. Ótima maneira de estimular as crianças que não querem saber de comer alguns tipos de comida!
Segue o link:
Clique em Products e depois escolha: kitchen, table e kids!

ENJOY!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

AFRODISÍACOS EXISTEM? OU SÃO MITOS?


Será que existem mesmo alimentos afrodisíacos?

Alguns alimentos são considerados afrodisíacos apenas por causa de sua forma e outros por causa de seu aroma. Mas alguns têm mesmo base química para tais alegações.

Vamos entender cada um deles?

Pimenta:

A ingestão de pimenta gera reações fisiológicas no corpo como por exemplo, transpiração, aumento da freqüência cardíaca e da circulação sangüínea. São reações semelhantes àquelas vivenciadas quando fazemos sexo. A pimenta contém capsaicina que é responsável pelos efeitos além de ser um ótimo analgésico. Outro efeito descrito causado pela ingestão de grandes quantidades de pimenta é uma irritação dos órgãos genitais e da região urinária que causa sensação semelhante à excitação sexual.

Amêndoas:

São consideradas símbolo da fertilidade desde a antiguidade. Acreditava-se que o aroma aumentava a libido feminina.

Alho:

É considerado afrodisíaco por tradição. Diz-se que os monges tibetanos não podiam entrar no mosteiro se tivessem comido alho, já que este provocava paixões. Relata-se conter compostos relacionados com hormônios sexuais, mas isso ainda é controverso. Mas na dúvida...

Gengibre:

É considerado afrodisíaco pelo seu aroma, mas ele realmente estimula o sistema circulatório.

Chocolate:

Os pesquisadores estudaram o chocolate e constataram que ele libera serotonina, substância química que causa "bem-estar". Ela ocorre naturalmente no corpo e é liberada pelo cérebro quando estamos felizes ou apaixonados, ou seja, o chocolate causa a mesma euforia que sentimos quando estamos amando...

Figo:

Considerado pelo seu formato, já que o seu lado de dentro parece a vagina. (????)

Morango, baunilha e canela:

Não têm fundamento, talvez pale tradição, já que morango com chantily é sexy e os aromas de baunilha e canela também!!! Estimulam nossos sentidos!

Anis:

O anis tem compostos estrogênicos (hormônios femininos) que são conhecidos por induzirem efeitos similares aos da testosterona, o hormônio masculino, ou seja, aguçam a vontade de fazer sexo.

Banana:

Provavelmente pelo seu formato. Mas a banana também é rica em potássio e vitaminas do complexo B, substâncias necessárias para a produção de hormônios sexuais.

Manjericão:

Pelo seu aroma. O manjericão também melhora a circulação sangüínea.

Mel:

O mel é rico em vitaminas do complexo B (necessárias para a produção de testosterona) e em boro (uma substância que ajuda o organismo a metabolizar e usar o estrogênio – hormônio feminino). Alguns estudos sugerem que o mel também pode elevar os níveis de testosterona no sangue.

Alcaçuz:

Considerado pelo seu aroma diferenciado, mas alguns artigos sugerem que sua ingestão pode aumentar o fluxo sanguíneo para o pênis

Mamão:

O mamão (como a semente de anis) é estrogênico, o que significa que ele tem compostos que agem como o estrogênio, o hormônio feminino. Ele pode ser usado para aumentar a libido da mulher.

Bom, depois dessa aula, que tal um banquete afrodisíaco?

-Para abrir o apetite: amêndoas como aperitivo.

-Depois: Um bom peixe temperado com alho preparado com gengibre e pimenta.

-Arroz integral com manjericão para acompanhar.

-Para a sobremesa, salada de frutas com mamão, figo, banana, morango, raspas de chocolate e mel.

-Para beber uma bebida à base de anis: 1 parte de absinto para 5 partes de água e bastante gelo.

DIVIRTA-SE!!!

domingo, 8 de agosto de 2010

DIA DE COMBATE AO COLESTEROL (ALTO E RUIM)

Algumas gorduras, quando consumidas em excesso são causadoras do aumento do colesterol no sangue.

Existem 2 tipos de colesterol: LDL (Ruim pois oxidado pode entupir veias e artérias) e HDL (Bom, pois pode ajudar a diminuir o LDL). Mas o colesterol nem sempre é vilão, ele participa de alguns processos béneficos no organismo.

Em geral, consumindo-se uma dieta balanceada (que inclua: frutas, vegetais, cereais, carne vermelha magra, frango, peixe, leite e derivados com teor reduzido de gordura), afasta-se o fantasma do alto teor de colesterol ruim no sangue.

O aumento de fibras na dieta, a diminuição da ingestão de fritura e a substituição da gordura animal pela gordura vegetal monoinsaturada quando possível também diminui as taxas do colesterol ruim e aumenta a taxa do colesterol bom.

A mudança de hábitos alimentares da família é a melhor maneira de prevenir o excesso de gordura. De nada adianta só uma pessoa comer salada, queijos magros, se os outros moradores da casa têm como habito comer salgadinhos, salaminhos e outros alimentos muito gordurosos.

Dicas para uma alimentação com menos gordura e colesterol:

1- Usar no máximo uma colher de sopa de óleo de canola para refogar o arroz, o feijão e os legumes;

2- Preparar o molho de tomate, o purê de batata e os brigadeiros sem óleo ou margarina;

3- Retirar a pele das aves antes de prepará-las;

4- Grelhar, assar ou ensopar os alimentos, em vez de fritá-los ou prepará-los com molhos muito gordurosos;

5- Preparar os sanduíches sem maionese, requeijão, molhos cremosos e queijos gordurosos;

6- Diminuir a quantidade de carne vermelha na dieta;

7- Comer alimentos ricos em fibras (cereais e grãos integrais, frutas, vegetais e leguminosas);

8- Use azeite extravirgem para temperar sua salada.

Para uma orientação mais personalizada e detalhada, o ideal é consultar um(a) nutricionista!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

BENEFÍCIOS DO IOGURTE E RECEITA DO MÊS - AGOSTO



O iogurte é um leite coalhado produzido a partir da mistura de 2 microorganismos “bonzinhos”: o "Streptococus thermophilus" e "Lactobacillus bulgaricus".

O iogurte é considerado um probiótico: alimento que contêm microrganismos vivos que resistem ao processo de digestão e por isso, chegam ao intestino de forma íntegra. Ali atuam recompondo e equilibrando a flora local.

Nossa flora intestinal é comumente agredida pelo uso de antibióticos, estresse, consumo de doces e gorduras em excesso e a alimentação com pouca fibra do dia a dia. Isso acaba causando problemas gastro-intestinais como gastrite e úlcera, gases, prisão de ventre...

O iogurte ajuda a prevenir esses problamas tão incômodos!

Esses microorganismos “bonzinhos” do iogurte ainda ajudam a regular o ph vaginal, prevenindo doenças como candidíase ou outras infecções vaginais comuns.

Quem tem intolerância a lactose moderada, também pode ingerir o iogurte, já que esses microorganismos destroem a lactose. Além de tudo isso, o iogurte traz outros benefícios:

-Prevenção da osteoporose (pelo aumento da absorção de Cálcio);

-Melhor aproveitamento do Magnésio;

-Aumento da imunidade;

-A Vitamina A fortalece a pele, unhas e cabelos;

-As Vitaminas do complexo B têm papel importante na oxigenação das células e produção de energia.

Coalhada Caseira

Ingredientes:

-1 litro de leite desnatado

-1 pote de iogurte natural desnatado.

Modo de preparo:

Ferver o leite desnatado e deixar esfriar por tempo suficiente para conseguir colocar o dedo e suportar exatamente 10 segundos (nem 9, nem 11) com o dedo dentro dele.

Na primeira vez que fizer a coalhada tem que comprar 1 pote de iogurte natural desnatado.

Misturar o iogurte ao leite.

Tampar a panela e cobrir com um pano de prato limpo e seco.

Colocar a panela dentro do forno desligado até a coalhada esfriar e endurecer.

Dividir em potes menores e colocar na geladeira.

Delicie-se!!! Misture aveia em flocos, mel, frutas picadas.

Para a próxima vez que fizer a coalhada, guarde 1 copo dessa e troque o pote de iogurte desnatado pelo pote de coalhada caseira.




terça-feira, 3 de agosto de 2010

AMAMENTE!


Em homenagem à Semana da Amamentação:
Há inúmeras vantagens na amamentação:
- A PRIMEIRA E MAIS QUERIDA PELAS MAMÃES É QUE AMAMENTAR EMAGRECE!!!! AJUDA A MULHER A VOLTAR A SUA FORMA ANTIGA JÁ QUE HÁ UM GASTO GRANDE DE CALORIAS!!!
- Cada leite materno tem uma composição de nutrientes específica, que acompanha as necessidades da criança durante seu crescimento;
- O leite materno contém agentes imunológicos, doados pela mãe, que protegem as crianças de doenças infecciosas e diarréias;
- A amamentação fortalece a musculatura da face e da boca do bebê.
O princípio básico da alimentação da mãe que está amamentando é garantir a ingestão de todos os nutrientes necessários para a sua saúde. Há o aumento da ingestão de energia na dieta, já que para cada litro de leite que a mãe produz há um gasto de energia de cerca de 900Kcal.
         Uma recomendação MUITO importante é a ingestão de líquidos em grande quantidade, principalmente água, chás e sucos (pelo menos 2 litros por dia).
         Há a necessidade de se evitar alguns alimentos:
- Café, chá preto ou verde e chocolate (devido aos estimulantes como a cafeína);
- Alimentos com corante e adoçante, incluindo os alimentos light;
- Alho (devido ao forte odor);
- Bebidas alcoólicas.
O leite é um alimento rico em Vitamina A e cálcio, mas se a nutriz não tiver o hábito de tomá-lo não precisa se preocupar, pois a sua falta não prejudica a produção do leite e ele pode ser substituído por iogurte ou leite de soja.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

CONSULTORIA E PALESTRAS EM EMPRESAS

Hoje vou falar um pouco sobre outros serviços que faço:
Consultoria e palestras em empresas, escolas e acampamentos.
Que tal aumentar a produtividade de seus funcionários e ensiná-los a seguir um estilo de vida mais saudável? Ou montar um cardápio equilibrado para sua escola ou acampamento?
Dessa maneira, previne-se inúmeras doenças além do ânimo que se ganha no dia a dia!

Confira abaixo a descrição dos serviços:

Serviço 1:

Palestra para funcionários.

Duração: cerca de 1 hora.

Tema: Alimentação Saudável: Orientações básicas.

-Explicação do esquema alimentar diário, nutrientes e micronutrientes (número de refeições no dia e do que cada refeição deve ser composta).

-A importância desses nutrientes na alimentação e como consumi-los (de qual maneira e em quais quantidades distribuídos nas refeições).

-Como deve ser o seu prato?

-Alimentação correta antes e depois da atividade física.

A palestra conta com material audiovisual de apoio.

OBS: Há possibilidade de palestras com outros temas propostos pelo contratante.

Serviço 2:

Dia da Nutrição

-A nutricionista fica na empresa por certo período para atender cada funcionário por 20 minutos.

-Nesse tempo ela tira medidas como peso e circunferências de cintura e quadril.

-A partir disso, diz se o funcionário está dentro do peso esperado e se há risco de doença cardiovascular baseando-se nos valores das circunferências.

-Ela dá orientações básicas de nutrição saudável para o dia a dia.

-Se o funcionário sofre de alguma doença como colesterol alto, diabetes, pressão alta ou ácido úrico elevado, a nutricionista entrega um folheto com orientações básicas relacionadas ao problema em questão.

Serviço 3:

-Montagem e implantação de cardápio para empresas, escolas e acampamentos.

-Palestras para crianças em escolas e acampamentos.