Bem Vindo ao seu blog de Nutrição

Contatos:

Personal Diet: (11) 7889.8512

Clínica Fisio Shape:
Av. Pacaembu, 1862 - Pacaembu
Tels: (11) 3871.0649 / 3871.0842

Agende agora sua avaliação nutricional.



quarta-feira, 15 de setembro de 2010

DICA: COZINHE SEUS ALIMENTOS DE MANEIRA SAUDÁVEL!

Culinária saudável não significa que você tenha que se tornar um chef gourmet ou investir em utensílios de cozinha caros. 
Você pode usar as técnicas básicas de cozinha para preparar alimentos de forma saudável.
Usando técnicas de culinária saudável, você pode diminuir calorias indesejáveis, quantidade de gordura maléfica ao organismo e quantidade de sódio na preparação. 

Assar:
Além de pães e sobremesas, você pode assar aves, carnes magras, legumes e frutas. Para assar os alimentos, coloque em uma assadeira ou tigela de vidro e leve ao forno. Você pode assar os alimentos cobertoscom papel alumínio ou descobertos. Geralmente assar não requer que você adicione gordura dos alimentos. Mas se quiser você pode adicionar azeite, suco de laranja ou cerveja em carnes ou aves para dar um gosto diferente. Tente canela e cravo nas frutas.

Refogar:
Coloque uma pequena quantidade de óleo de canola ou água e refogue primeiro os temperos, como alho, cebolas, ervas. Acrescente o ingrediente a ser refogado. Depois se quiser, cubra com uma pequena quantidade de líquido, como água ou caldo.  Em  algumas receitas, o líquido de cozimento é utilizado mais tarde para formar um molho saboroso rico em nutrientes.

Grelhar:
Grelhar os alimentos é expo-los ao calor direto. Para grelhar ao ar livre, coloque os alimentos em uma grelha acima de uma cama de brasas de carvão. Se você tem uma grade interna, siga as instruções do fabricante. Ou você pode usar uma grelha em cima do fogão. Unte com óleo de canola e deixe esquentar bem antes de colocar o alimento.

Cozinhar no vapor:
Esse tipo de cozimento que mantém a maioria dos nutrientes intactos já foi tema de post no blog.
Dê uma olhada nessa técnica com detalhes:

Ultilizar ervas e especiarias:
Criar receitas utilizando especiarias e ervas é uma das melhores maneiras de adicionar cor, sabor e aroma aos alimentos sem adição de sal ou gordura. Escolha ervas frescas que estejam brilhantes e não murchas, e adicione-as nos 20 minutos finais do cozimento. No caso da utilização de ervas secas, a quantidade ideal é a metade do que utilizaria de ervas frescas.

Cozinhe com prazer e Bon Appétit!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

ALIMENTOS PARA O CÉREBRO!!!



A fisetina é uma substância que se encontra no morango, pêssego, uva, kiwi, tomate, maçã e também na cebola e espinafre. Segundo o Instituto Salk, na Califórnia (EUA), essa substância vem sendo considerada fundamental para manter a memória jovem, porque sua função é estimular a formação de novas conexões entre os neurônios (ramificações) e fortalecê-las. Os alimentos deste grupo contêm substâncias que facilitam a comunicação entre os neurônios, aumentando também a capacidade de pensar, se concentrar, aprender e memorizar. Confira abaixo alguns nutrientes e minerais amigos do cérebro: 

- Zinco, Selênio, Ferro e Fósforo: Sais minerais que participam de inúmeras trocas elétricas e mantêm o cérebro acordado e ativo (elétrico). Presente em todas as sementes e grãos, em raízes e nas folhas verde escuro, iogurtes. 

- Vitamina E: Poderosa ação antioxidante. Presente em todas as sementes e grãos, como também em óleos vegetais prensados a frio. 

- Vitamina C: Famosa ação antioxidante. Presente nas sementes frescas e cruas que foram pré-geminadas, assim como na maioria das frutas

- Vitaminas do complexo B: Regulam a transmissão de informações (as sinapses) entre os neurônios, presente nas sementes e nas fibras dos alimentos integrais e proteínas. 

- Bioflavonoides: São polifenois com forte ação antioxidante. Além das sementes, são encontrados também no limão, frutas cítricas, uva e nas folhas verde escuro. 

- Colina: Participa da construção da membrana de novas células cerebrais e na reparação daquelas já lesadas. Presente na gema do ovo e em todas as sementes e grãos (predominância na soja), como também em óleos vegetais prensados a frio. 

- Acetil-colina: Um neurotransmissor, fundamental para as funções de memorização no hipocampo. Presente na gema do ovo e em todas as sementes e grãos (predominância na soja), como também em óleos vegetais prensados a frio. 

- Fitosteróis: Estimulante poderoso do sistema de defesa do organismo, reduzindo proliferação de células tumorais, infecções e inflamações. Presente em todas as sementes e grãos, como também em óleos vegetais prensados a frio. 

- Fosfolipídeos (entre eles a Lecitina): Funcionam como um detergente, desengordurando todos os sites por onde passa. Além disso, participam na recuperação das estruturas do sistema nervoso e da memória. Presente em todas as sementes e grãos (predominância na soja), como também em óleos vegetais prensados a frio. 

- Ômega-3: Funciona como um antiinflamatório poderoso, evitando a morte dos neurônios. Existem somente três fontes: os peixes de águas frias e profundas e as sementes de linhaça e prímula. 

- Carboidratos: A glicose é a energia exclusiva do cérebro. Por isso, ficar muito tempo sem comer carboidratos diminui a atividade mental. Carboidratos complexos (pão, batata, grãos) são absorvidos mais lentamente, fornecendo energia de forma regular. Já o açúcar dos doces é absorvido tão rapidamente que é armazenado como gordura, sem fornecer energia de modo constante. 

- Cafeína: É um potente estimulante do sistema nervoso central. Tem efeitos positivos, como aumento da disposição física e diminuição do sono. Em excesso, causa danos à memória. Café e chá verde. 

- Triptofano: Aminoácido que atua no sono e na performance cerebral. Pode ser encontrado no leite, queijo branco, nas carnes magras e nozes. 

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ORGÂNICO OU NÃO.... EIS A QUESTÃO 2

Você sabe o que faz um alimento ser considerado orgânico?
Para ser considerado orgânico, o alimento in natura ou processado, deve ter sido cultivado sem adubos químicos, sem agrotóxicos ou alguma outra substância sintética. Essas substâncias são prejudiciais tanto à nossa saúde quanto à saúde do meio ambiente (ar, terra, água).
A sistema de produção ou criação orgânica buscam a sustentabilidade econômica e ecológica, diminuindo a dependência de energia não renovável e empregando sempre que possível métodos biológicos e mecânicos, ao invés do uso de materiais sintéticos.
Por exemplo, vamos falar sobre a carne orgânica. Isso mesmo, não são só frutas e vegetais que podem ser orgânicos:

Quais as vantagens da carne orgânica para a saúde? 
Ao adquirir carne orgânica certificada, o consumidor tem a garantia de que está levando para casa um alimento completamente isento de resíduos químicos, pois a carne é produzida da maneira mais natural possível, com os animais sendo tratados principalmente com medicamentos fitoterápicos e homeopáticos, vacinados e alimentados com pastos isentos de agrotóxicos. O processo de produção desta carne diferenciada garante o consumo de um alimento seguro e saudável.
Muitas vezes esse alimento torna-se mais caro, pois os alimentos não são “turbinados” para crescer mais rápido, ou maiores. Além de seu cultivo ser mais lento, é mais difícil também, já que não é utilizada nenhuma substância que protege esses cultivos das pragas.
Mas melhor pagar um pouco mais caro agora, do que depois para curar doenças causadas por essas substâncias.

Fontes:

Assista a um vídeo de Michael Pollan falando sobre orgânicos: Sempre vale a pena pagar mais por alimentos orgânicos?