Bem Vindo ao seu blog de Nutrição

Contatos:

Personal Diet: (11) 7889.8512

Clínica Fisio Shape:
Av. Pacaembu, 1862 - Pacaembu
Tels: (11) 3871.0649 / 3871.0842

Agende agora sua avaliação nutricional.



quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ORGÂNICO OU NÃO.... EIS A QUESTÃO 2

Você sabe o que faz um alimento ser considerado orgânico?
Para ser considerado orgânico, o alimento in natura ou processado, deve ter sido cultivado sem adubos químicos, sem agrotóxicos ou alguma outra substância sintética. Essas substâncias são prejudiciais tanto à nossa saúde quanto à saúde do meio ambiente (ar, terra, água).
A sistema de produção ou criação orgânica buscam a sustentabilidade econômica e ecológica, diminuindo a dependência de energia não renovável e empregando sempre que possível métodos biológicos e mecânicos, ao invés do uso de materiais sintéticos.
Por exemplo, vamos falar sobre a carne orgânica. Isso mesmo, não são só frutas e vegetais que podem ser orgânicos:

Quais as vantagens da carne orgânica para a saúde? 
Ao adquirir carne orgânica certificada, o consumidor tem a garantia de que está levando para casa um alimento completamente isento de resíduos químicos, pois a carne é produzida da maneira mais natural possível, com os animais sendo tratados principalmente com medicamentos fitoterápicos e homeopáticos, vacinados e alimentados com pastos isentos de agrotóxicos. O processo de produção desta carne diferenciada garante o consumo de um alimento seguro e saudável.
Muitas vezes esse alimento torna-se mais caro, pois os alimentos não são “turbinados” para crescer mais rápido, ou maiores. Além de seu cultivo ser mais lento, é mais difícil também, já que não é utilizada nenhuma substância que protege esses cultivos das pragas.
Mas melhor pagar um pouco mais caro agora, do que depois para curar doenças causadas por essas substâncias.

Fontes:

Assista a um vídeo de Michael Pollan falando sobre orgânicos: Sempre vale a pena pagar mais por alimentos orgânicos?

Nenhum comentário: