Bem Vindo ao seu blog de Nutrição

Contatos:

Personal Diet: (11) 7889.8512

Clínica Fisio Shape:
Av. Pacaembu, 1862 - Pacaembu
Tels: (11) 3871.0649 / 3871.0842

Agende agora sua avaliação nutricional.



quarta-feira, 15 de setembro de 2010

DICA: COZINHE SEUS ALIMENTOS DE MANEIRA SAUDÁVEL!

Culinária saudável não significa que você tenha que se tornar um chef gourmet ou investir em utensílios de cozinha caros. 
Você pode usar as técnicas básicas de cozinha para preparar alimentos de forma saudável.
Usando técnicas de culinária saudável, você pode diminuir calorias indesejáveis, quantidade de gordura maléfica ao organismo e quantidade de sódio na preparação. 

Assar:
Além de pães e sobremesas, você pode assar aves, carnes magras, legumes e frutas. Para assar os alimentos, coloque em uma assadeira ou tigela de vidro e leve ao forno. Você pode assar os alimentos cobertoscom papel alumínio ou descobertos. Geralmente assar não requer que você adicione gordura dos alimentos. Mas se quiser você pode adicionar azeite, suco de laranja ou cerveja em carnes ou aves para dar um gosto diferente. Tente canela e cravo nas frutas.

Refogar:
Coloque uma pequena quantidade de óleo de canola ou água e refogue primeiro os temperos, como alho, cebolas, ervas. Acrescente o ingrediente a ser refogado. Depois se quiser, cubra com uma pequena quantidade de líquido, como água ou caldo.  Em  algumas receitas, o líquido de cozimento é utilizado mais tarde para formar um molho saboroso rico em nutrientes.

Grelhar:
Grelhar os alimentos é expo-los ao calor direto. Para grelhar ao ar livre, coloque os alimentos em uma grelha acima de uma cama de brasas de carvão. Se você tem uma grade interna, siga as instruções do fabricante. Ou você pode usar uma grelha em cima do fogão. Unte com óleo de canola e deixe esquentar bem antes de colocar o alimento.

Cozinhar no vapor:
Esse tipo de cozimento que mantém a maioria dos nutrientes intactos já foi tema de post no blog.
Dê uma olhada nessa técnica com detalhes:

Ultilizar ervas e especiarias:
Criar receitas utilizando especiarias e ervas é uma das melhores maneiras de adicionar cor, sabor e aroma aos alimentos sem adição de sal ou gordura. Escolha ervas frescas que estejam brilhantes e não murchas, e adicione-as nos 20 minutos finais do cozimento. No caso da utilização de ervas secas, a quantidade ideal é a metade do que utilizaria de ervas frescas.

Cozinhe com prazer e Bon Appétit!

Nenhum comentário: