Bem Vindo ao seu blog de Nutrição

Contatos:

Personal Diet: (11) 7889.8512

Clínica Fisio Shape:
Av. Pacaembu, 1862 - Pacaembu
Tels: (11) 3871.0649 / 3871.0842

Agende agora sua avaliação nutricional.



quarta-feira, 26 de maio de 2010

DURMA BEM E AFASTE A OBESIDADE!!!!


Num estudo recente realizado em Dijon, na França, os pesquisadores descobriram algo curioso relacionando sono e alimentação. Quando os participantes do estudo não tiveram uma boa noite de sono, consumiram mais calorias do que quando dormiram mais.
Este estudo apareceu numa versão online do American Journal Of Clinical Nutrition.
Segundo o Dr. Laurent Brondel e colaboradores, "a restrição do sono pode ser um dos fatores ambientais que contribuem para a epidemia da obesidade".
Doze jovens participaram do estudo onde os pesquisadores avaliaram: sono, alimentação e gasto de energia num período de 4 dias.
Os dois primeiros dias serviram como um período de controle, nos quais os participantes seguiram uma rotina considerada normal. No terceiro dia os participantes foram dormir à meia noite e acordaram às 8 horas da manhã. No quarto dia eles foram dormir às 2 horas da madrugada e acordaram às 6 horas da manhã.
Não houve restrições na alimentação.
Os pesquisadores constataram que os participantes consumiram 22% mais calorias (com um aumento calórico de 560cal/dia) no dia em que dormiram menos.
Os pesquisadores sugeriram que talvez come-se mais depois de uma curta noite de sono porque os mamíferos evoluíram para armazenar as calorias no verão, quando as noites são curtas e a comida é abundante. Será?
Outros estudos têm mostrado que as interrupções de sono estão associadas com uma alteração no metabolismo da gordura.
Os geneticistas Molly Bray e Martin Young do Children's Nutrition Research Center, no Texas, estão estudando a relação do ritmo cercadiano humano e seus efeitos sobre a obesidade.
Estudos mostram que o ideal é uma noite de 7 horas de sono.
Enquanto isso eu recomendo: durma bem e engorde menos!

Um comentário:

*NUTRICIONISTA ALINE DE FARIAS SOARES* disse...

Olá Daniela! Muito interessante seu blog. Postei recentemente uma matéria falando sobre a implicação de se dormir pouco ou o problema do sono "conturbado". Passa no meu blog e confere: http://essencialnutri.blogspot.com/2010/05/dormir-pouco-favorece-o-aumento-de-peso.html

Já estou lhe seguindo,
Abraço