Bem Vindo ao seu blog de Nutrição

Contatos:

Personal Diet: (11) 7889.8512

Clínica Fisio Shape:
Av. Pacaembu, 1862 - Pacaembu
Tels: (11) 3871.0649 / 3871.0842

Agende agora sua avaliação nutricional.



terça-feira, 26 de outubro de 2010

NOVOS TEMPOS DA NOSSA ALIMENTAÇÃO

Hoje em dia a preocupação com um estilo de vida mais natural, a volta às raízes, está em alta. Isso é ótimo!
Estamos nos voltando para uma alimentação menos industrializada, cozinhando mais em casa ou procurando soluções mais saudáveis para o nosso dia a dia.
Vemos famílias que incorporaram em seu dia a dia o uso de arroz, macarrão e pão integrais. Algumas casas só compram alimentos orgânicos. Certas pessoas cortaram de suas vidas sucos de caixinha, margarina e outros alimentos adicionados de corantes, conservantes, estabilizantes, emulsificantes. E tudo isso é sim muito bacana.
A troca do alimento refinado pelo integral por exemplo: o refinado passa por vários processos químicos para ficar tão branquinho. Além disso, durante o processo são perdidas  fibras, vitaminas e minerais. Com isso, diminui-se o valor nutritivo do alimento.
A falta de fibras na alimentação causa inúmeras conseqüências, entre elas, aumento do nível de colesterol, aumento de triglicérides e glicemia (levando a resistência a insulina e ao diabetes tipo 2), diminuição da saciedade, piora no funcionamento do intestino.
A falta de vitaminas e minerais também pode levar a certos desequilíbrios, levando a pessoa a apresentar doenças desde anemia até câncer.
Os industrializados são muito ricos em sódio, que é um potente conservante e isso tem levado ao aumento dos casos de hipertensão. O fato de não usarmos caldos e temperos prontos, diminuir o uso de enlatados (e enxaguá-los quando usá-los), congelados prontos em larga escala e produtos longa vida já diminui muito a ingestão de sódio diária.
Então faça seu próprio molho de tomate e prepare e congele durante a semana pratos para o final de semana.
Os sucos de caixinha são um caso a parte. Além de ricos em sódio para sua conservação, são adicionados de muito açúcar refinado e corante além da falta de fibras para quem consome. Além disso, são ricos em sulfito, uma substância que pode piorar rinite e asma em alérgicos.
E os produtos “imitação” de alimentos como a margarina? Se resolvermos ler seus rótulos, não  entenderemos metade de seus ingredientes. São substâncias que normalmente não compraríamos para nossa despensa. Muitos desses ingredientes trazem conseqüências para nossa saúde e em sua maior parte: doenças.
Os orgânicos também são um caso interessante. Quando nos alimentamos de frutas e vegetais, pensamos estar enriquecendo nosso organismo. E de fato estamos, afinal são ricos em fibras, vitaminas, minerais e compostos antioxidantes. Mas o problema é que alguns pesticidas e fertilizantes muitas vezes diminuem a quantidade de vitaminas e minerais de uma plantação e estragam o solo também, diminuindo seus nutrientes. E solo pobre em nutrientes é sinônimo de alimento pobre em nutrientes.
Por isso, sempre que possível escolha vegetais e frutas orgânicas!
        Cozinhar em casa também ajuda muito, já que não usamos esses ingredientes de nomes difíceis que só existem nas grandes indústrias e muitas vezes não sabemos exatamente para que servem. Em casa podemos nos policiar na quantidade de óleo e sal utilizado. Podemos utilizar temperos e ingredientes frescos. Isso já é um enorme benefício.
Tudo isso nos mostra que hoje em dia sabemos que “somos o que comemos”, estamos mais conscientes com nossa saúde e nossa alimentação e conhecemos o poder que certos alimentos têm sobre nossa saúde e bem estar!

Nenhum comentário: