Bem Vindo ao seu blog de Nutrição

Contatos:

Personal Diet: (11) 7889.8512

Clínica Fisio Shape:
Av. Pacaembu, 1862 - Pacaembu
Tels: (11) 3871.0649 / 3871.0842

Agende agora sua avaliação nutricional.



quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ALIMENTAÇÃO NA MENOPAUSA

-Na menopausa muitas mulheres sofrem de osteopenia e devem se prevenir contra a osteoporose. Pra isso, deve-se ingerir alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados, nabo, brócolis, folhas de mostarda e sardinha são alguns desses alimentos. Alimentos ricos em magnésio também são essenciais. As oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas) são ricas desse mineral.
Cuidado com alimentos que dificultam ou diminuem a absorção do cálcio, como os ricos em cafeína (café, chá preto e mate) ou os ricos em Ferro (carne, frango, feijão) na mesma refeição do que os ricos em cálcio. Por exemplo, se comer carne no almoço, prepare um purê de batata sem leite.

-Cuidado no excesso de ingestão de gorduras e no tipo de gordura que vai consumir, para que seu colesterol ruim não aumente e não forme placas de gordura em suas artérias. Para isso, escolha o azeite extra virgem, óleo de canola, margarina light, queijos e carnes magras, leite desnatado. Além disso,  peixes de água fria, farinha de linhaã, pães de linhaça e óleo de linhaça que são ricos em ômega 3.

-Para diminuir o inchaço, diminua a ingestão de sódio. E para isso, não basta somente diminuir o sal na comida, mas também diminuir a ingestão de produtos enlatados, conservas e industrializados. Faça seu próprio molho de tomate em casa e se escolher atum, azeitonas ou palmito, enxague-os antes de comer.

-Para diminuir aqueles calores insuportáveis, tome 1 xícara de chá feito com o galho de frutas vermelhas, como de amoras por exemplo.

-Outro alimento que diminui os sintomas da menopausa é a sálvia! Use e abuse desse tempero nas sua preparações, principalmente carne e peixe.

-Faça uma alimentação variada e balanceada. Assim você não ganha peso extra e indesejado!

-E por fim, uma alimentação rica em compostos antioxidantes, para neutralizar os radicais livres formados em nosso organismo ao longo da vida e que além de trazer as rugas, causam inúmeras doenças, como câncer, aterosclerose, mal de Alzheimer entre outros.

Um comentário:

maricota disse...

gostei!!
parabéns pelos textos!