Bem Vindo ao seu blog de Nutrição

Contatos:

Personal Diet: (11) 7889.8512

Clínica Fisio Shape:
Av. Pacaembu, 1862 - Pacaembu
Tels: (11) 3871.0649 / 3871.0842

Agende agora sua avaliação nutricional.



quarta-feira, 21 de julho de 2010

Cuidado com a deficiência de Vitamina D. Previna-se!


A Vitamina D tem papel importante na formação e fortalecimento dos ossos, além de possuir certas propriedades antiinflamatórias e ter ação na nossa imunidade.

Além disso, alguns estudos recentes observaram uma relação entre baixos níveis de Vitamina D e múltiplas doenças. Baixos níveis de Vitamina D estão associados com o aumento de mortalidade por problema cardiovascular, incidência e mortalidade por câncer e aparecimento de doenças auto imunes como a esclerose múltipla.

A Vitamina D é tão importante... mas infelizmente recentemente surgiu um problema importante: a deficiência de Vitamina D causada pelo uso excessivo de protetor solar.

A proteção ultra violeta (UV) sem dúvida é muito importante para proteger a pele do câncer. Por isso existem inúmeras campanhas de saúde pública nesse âmbito. Porém, nas nossas condições de vida, aproximadamente 90% de toda Vitamina D necessária ao corpo humano é formada pela pele através da radiação UVB. Então conclui-se que a utilização indiscriminada de protetor solar está causando sérios déficits de Vitamina D.

Isso é um problema sério já que existe a associação de deficiência de Vitamina D como coadjuvante para o aparecimento de várias doenças, incluindo câncer, doenças nos ossos, doenças auto imunes, doenças infecciosas e doenças cardiovasculares.

A Vitamina D é encontrada em pouquíssimos alimentos, como peixe, ovo e óleo de fígado de bacalhau. Por isso, hoje alguns alimentos como suco de laranja e iogurtes são fortificados com Vitamina D. Mas só a ingestão desses alimentos não é suficiente.

Por isso, antes das 10 horas da manhã e depois das 4 horas da tarde, tome sol sem protetor solar!


Um comentário:

Jacqueline disse...

Bom dia, li a reportagem a respeito da viatmna D e achei muito interessante e útil de informar às pessoas, sobre a relação da falta de vit. D e o uso indiscriminado de filtro solar.
Gostaria de receber mais informações. Obrigada