Bem Vindo ao seu blog de Nutrição

Contatos:

Personal Diet: (11) 7889.8512

Clínica Fisio Shape:
Av. Pacaembu, 1862 - Pacaembu
Tels: (11) 3871.0649 / 3871.0842

Agende agora sua avaliação nutricional.



sábado, 24 de julho de 2010

COLESTEROL: Alimentação X Medicamentos


Uma medicação extensamente prescrita nos dias de hoje é a estatina, responsável pela diminuição do LDL colesterol (colesterol ruim). Em alguns casos, o paciente não tenta nem baixar seus níveis de colesterol com a ajuda de mudanças em sua alimentação e toma a medicação com a esperança de baixar seu colesterol sem se "privar" de certos alimentos que considera prazerosos.
O grande problema é que as estatinas têm certos efeitos colaterais. Pra explicar um dos efeitos que considero dos mais importantes, vou "começar do início":
As células do nosso corpo, dos tecidos, órgãos, precisam produzir energia para funcionar corretamente. Existe um composto chamado Coenzima Q10, que atua na produção de energia nas células, oxidando nutrientes.
É aí que entra a estatina: ela causa deficiência da Coenzima Q10 dentro da célula, bloqueando um intermediário necessário na produção dessa coenzima.
A deficiência da Coenzima Q10 gera falta de energia e consequente fadiga muscular.
Ironicamente falando, o paciente não morre de "artéria entupida", mas morre de insuficiência cardíaca.
Por isso, cautela na hora de decidir tomar estatina e se entupir de alimentos gordurosos que aumentam o LDL colesterol.
A estatina sem dúvida é um avanço importantíssimo da medicina, mas não deve ser prescrita indiscriminadamente.
No caso de colesterol alto genético, hereditário, não há dúvida de sua importância.
Mas os pacientes devem sim fazer o teste: durante 3 meses seguir uma rotina rígida de atividade física regular conjugada com alimentação saudável (com o objetivo de reduzir o colesterol "ruim" e aumentar a níveis satisfatórios o colesterol "bom"). Se não houver melhora nos níveis de colesterol, aí sim pensar com o seu médico na importância da estatina.
E se tomar estatina por tempo prolongado, que é o que acontece, tomar um suplemento com Coenzima Q10 para evitar a fadiga.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou magro e tenho uma "tradição" de alto colesterol. No primeiro check up depois do 40 o médico viu o tamanho do LDL e me receitou uma alimentação leve, natural, à base de Lipitor. E assim venho vivendo nos últimos anos.