Bem Vindo ao seu blog de Nutrição

Contatos:

Personal Diet: (11) 7889.8512

Clínica Fisio Shape:
Av. Pacaembu, 1862 - Pacaembu
Tels: (11) 3871.0649 / 3871.0842

Agende agora sua avaliação nutricional.



sábado, 26 de junho de 2010

MENINAS! ALIMENTAÇÃO CONTRA TPM! COM DICA DE CARDÁPIO!!!

Uma sigla que assombra as mulheres?

TPM.

Ela mesma. Sinônimo de inchaço, mal humor, fome descontrolada, vontade de comer chocolate, dor nos seios e outras “cositas mas”.

Quer espantar os sintomas da TPM?


Então a nutrição pode lhe ajudar bastante!


DICAS:

-Tome muita água. Ela desintoxica o organismo e ajuda a desinchar. Tome chás (menos mate e preto), sucos naturais, água de côco, sopas sem creme de leite.


-Tenha uma alimentação rica em fibras. As fibras estão nos alimentos integrais (pão, macarrão, cereais), frutas, vegetais. Elas também ajudam o organismo a desintoxicar. Além de que ajudam a manter a glicemia (açúcar no sangue) estável e dessa maneira não sentimos vontade de beliscar o dia todo.


-Os cereais integrais (juntamente com os vegetais verde escuros e as carnes) também são ricos em vitaminas do complexo B. Essas vitaminas diminuem as dores de cabeça e a vontade de atacar os doces. A Vitamina B6 particularmente, controla os efeitos da aldosterona (hormônio produzido pela supra renal na fase pré menstrual que reduz a excreção de sódio, causando assim o inchaço).


-Coma peixes de água fria (salmão, arenque, atum) e óleo de linhaça. Eles são ricos em ômega-3, uma gordura que tem propriedades antiinflamatórias (diminuindo o aparecimento de espinhas, celulite). O ômega-3 também auxilia na manutenção do bom humor!


-Coma oleaginosas. O que são elas? Nozes, castanhas, amêndoa, pistaches. São ricas em gordura poliinsaturada que combatem a inflamação também. Mas não exagere já que elas são calóricas.


-Alimentos ricos em magnésio (abacaxi, vagens, castanhas, nozes, cenouras, folhosos verde-escuros e carboidratos complexos e integrais) controlam a voracidade por doce, o aumento do apetite e a dor de cabeça.


-Alimentos ricos em triptofano (um aminoácido precursor da serotonina, responsável pela sensação de bem estar) são muito bem vindos. E são eles: leite e derivados (prefira os desnatados e magros), produtos a base de soja, frutos do mar, feijão, lentilha, arroz e grãos integrais, oleaginosas, ovos e sementes de girassol e gergelim.
-Alimentos probióticos também são uma boa pedida, já que um de seus benefícios é enriquecer a flora intestinal, fazendo com que o intestino funcione direito e regularmente e elimine toxinas (subprodutos do metabolismo).

-Para diminuir a irritabilidade, a ansiedade e a insônia, causadas pela elevação do estrogênio e a diminuição da progesterona (característico dessa fase do ciclo) abuse de alimentos ricos em zinco: carnes magras, peixes (incluindo ostras e crustáceos), leite, cereais integrais, feijões e nozes.



DICA DE CARDÁPIO PARA DIAS COM TPM (cerca de 14 dias antes da menstruação):

Café da Manhã:

1 copo de suco de abacaxi, gengibre, maçã, laranja, couve e aveia em flocos +

1 fatia de pão integral +

1 colher de sopa de queijo tipo cottage +

½ fatia de mamão papaya com 1 colher de sopa de granola sem açúcar


Lanche da Manhã:

1 pote de iogurte desnatado com 1 colher de chá de semente de girassol


Almoço:

1 prato de sobremesa de salada de vagem e cenoura cozidos no vapor al dente temperada com óleo de linhaça, limão e uma pitada de sal marinho +

3 colheres de sopa de arroz integral com cenoura ralada +

1 filé de peito de frango grelhado com suco de laranja e alecrim +

1 concha de feijão +

Sobremesa: 1 fatia de manga


Lanche da tarde:

1 pote de salada de frutas com 2 nozes picadas


Jantar:

1 prato de sobremesa de salada de agrião, rúcula, folhas de espinafre e grãos de soja temperada com azeite e aceto balsâmico +

1 filé de salmão assado no envelope de papel alumínio +

1 pegador de macarrão gravatinha integral com brócolis picadinho e azeite +

4 colheres de sopa de abobrinha fatiada refogada com tomate, cebola, alho e orégano


Ceia:

1 xícara de chá de ervas +

2 cookies integrais de gérmen de trigo




Nenhum comentário: