Bem Vindo ao seu blog de Nutrição

Contatos:

Personal Diet: (11) 7889.8512

Clínica Fisio Shape:
Av. Pacaembu, 1862 - Pacaembu
Tels: (11) 3871.0649 / 3871.0842

Agende agora sua avaliação nutricional.



sexta-feira, 23 de abril de 2010

XÔ BAIXO ASTRAL!

Quando ficamos muito tempo sem comer, há uma diminuição na liberação de serotonina, uma substância química responsável pela transmissão dos impulsos nervosos entre os neurônios. Essa diminuição causa aquele mau humor insuportável.
Outro motivo é que quem se alimenta mal tende a ficar mau-humorado, porque o organismo libera o cortisol, hormônio que mexe com o humor. Além disso, a fome faz com que o corpo libere neurotransmissores e outras substâncias que também afetam o humor.
Dependendo de quanto a pessoa libera e em quais situações, ela ficará mais ou menos mau humorada.
A solução não é só alimentar-se regularmente, mas do que exatamente se alimentar! O tipo de alimento influencia no humor.
Por exemplo
: Uma dieta restrita em carboidratos prejudica o humor
porque o combustível do cérebro é a glicose, (produto da digestão dos
carboidratos), portanto os carboidratos geram energia e são responsáveis pelo bom funcionamento do cérebro. Mas devemos dar prioridade aos carboidratos complexos (grãos e cereais integrais).
Já o açúcar refinado é indicado como um dos maiores inimigos do bom
humor pois ele causa um pico de glicemia, um pico de euforia que é temporário. Essa concentração de glicose e consequente energia e euforia cai logo, deixando uma sensação de mau humor e moleza.
Por isso, fuja dos doces e do cafezinho com açúcar.
Quais outros alimentos influenciam no nosso humor?
A laranja, a acerola e o agrião são fontes de vitamina C. E a vitamina C também influencia o humor. Eles devem ser consumidos crus, pois o cozimento e a exposição a luz oxidam a vitamina, fazendo-a perder as propriedades.
Além da vitamina C, a vitamina B também tem seu papel nessa briga contra o mal humor. Então consuma atum, lentilha e pimenta.
E o delicioso chocolate?
O chocolate tem em sua composição uma substância chamada teobromina, um estimulante que aumenta a liberação de serotonina e consequentemente a sensação de bem estar.
Mas abuse do chocolate com moderação é lógico, já que ele é rico em gordura e ganhar peso causa um mal humor danado...

Nenhum comentário: