Bem Vindo ao seu blog de Nutrição

Contatos:

Personal Diet: (11) 7889.8512

Clínica Fisio Shape:
Av. Pacaembu, 1862 - Pacaembu
Tels: (11) 3871.0649 / 3871.0842

Agende agora sua avaliação nutricional.



sexta-feira, 2 de abril de 2010

ABUSE DOS PEIXES NA SEMANA SANTA

Ricos em ômega-3, um ácido graxo que traz diversos benefícios ao organismo, os peixes são ideais para quem não quer descuidar da saúde na Semana Santa. O Bacalhau, muito consumido no feriado de Páscoa, é uma ótima opção por ser fonte de proteína e pobre em gorduras e calorias. (veja receita abaixo!)
A pessoa que ingere peixe regularmente tem mais facilidade para controlar a pressão arterial, os mecanismos de coagulação e o ritmo cardíaco. Além disso, o ômega-3 age na prevenção de câncer de cólon e na redução da incidência de aterosclerose.
Quando comparados à carne vermelha e ao frango, os peixes apresentam índices muito menores de gordura saturada e colesterol. “É importante lembrar que para que os efeitos benéficos sejam atingidos a pessoa deve consumir de duas a três porções de peixe por semana".

Receita de Bacalhau ao Forno
Ingredientes:
- 500 gramas de bacalhau;
- 3 cebolas em fatias;
- 3 tomates sem pele cortados em fatias;
- 6 batatas médias cortadas em rodelas;
- 1 pimentão vermelho cortado em rodelas;
- salsinha picada;
- 10 azeitonas verdes;
- ½ xícara de chá de azeite de oliva.

Modo de preparo:

Coloque o bacalhau em um recipiente, cubra com água e deixe de molho por 24 horas, dentro da geladeira. Durante esse período, troque a água várias vezes para eliminar o sal.
No dia seguinte, enxágue o bacalhau e coloque-o em uma panela com água suficiente para cobrí-lo. Deixe ferver, tomando cuidado para que não amoleça demais. Em seguida, separe-o em nacos grandes. Cozinhe as batatas na mesma água em que foi cozido o bacalhau.
Em um refratário de vidro, coloque uma camada de bacalhau, uma camada de cebolas, uma camada de tomates, uma camada de batatas pré cozidas e uma camada de pimentões. Salpique a salsinha, coloque as azeitonas e regue com azeite.
Leve ao forno médio por 30 minutos.
Rendimento: Seis porções.
Valor calórico: 376 calorias por porção.

Bom Apetite e Bom feriado!

Nenhum comentário: