Bem Vindo ao seu blog de Nutrição

Contatos:

Personal Diet: (11) 7889.8512

Clínica Fisio Shape:
Av. Pacaembu, 1862 - Pacaembu
Tels: (11) 3871.0649 / 3871.0842

Agende agora sua avaliação nutricional.



domingo, 21 de junho de 2009

APROVEITE, O INVERNO EMAGRECE!!!

A temperatura começa a ficar mais amena e de repente... o inverno e o friozinho chegam. E com eles o mito: O inverno engorda! Para nossa sorte, isso é só um mito.
Nosso corpo possui um mecanismo que mantém a sua temperatura constante. Não importa se está frio ou calor, uma pessoa saudável mantém sua temperatura a 36,6ºC.
Com o frio, o nosso organismo precisa produzir mais calor e o metabolismo então fica mais acelerado para manter a temperatura do corpo. Esse metabolismo mais acelerado é sinônimo de gasto maior de calorias. Por isso, as pessoas que vivem em países onde o inverno é mais rigoroso têm mais dificuldade de engordar.
Então o inverno é um bom período para se começar aquela dieta e chegar ao verão com o corpo em dia, pois como o nosso metabolismo está mais acelerado, queimamos mais gordura corporal para produzir mais energia e nos aquecer.
Se nos alimentarmos sem exagero, sem abuso excessivo de calorias, emagreceremos com mais facilidade do que se estivéssemos fazendo uma dieta durante o verão.
Isso mesmo, se você restringir o consumo de calorias no inverno, seu corpo terá que gastar combustível guardado (gordurinhas localizadas!!!)
Aproveite e beneficie-se do inverno. Algumas dicas:
-Pratos servidos bem quentes dão, nesta estação, a sensação de saciedade e prazer.
-Adicione temperos picantes às preparações (páprica, pimenta vermelha, pimenta-do-reino, alecrim, manjerona, gengibre, cebola, alho, vinagre de vinho), eles dão a sensação de calor e são pouquíssimo calóricos.
-O chocolate quente pode ser feito com leite desnatado e achocolatado light ou com uma barra de chocolate meio amargo com alta porcentagem de cacau em sua composição.
Ou então substitua o chocolate quente por um chá quentinho. Há uma infinita variedade de chás no mercado, que inclusive ficam deliciosos se feitos com leite desnatado quente.
-Aproveite essa estação para saborear uma taça de vinho tinto encorpado no jantar. O vinho tinto é rico em antioxidantes que protegem o coração. Fica uma delícia acompanhando um risoto de arroz integral ou de quinua.
-A salada também perde a graça no inverno, mas existem alternativas. Você pode colocar um tomate grelhado na sua salada verde, ou acrescentar alternadamente ovo de codorna, nozes picadas, bolinhas de mussarela de búfala, croutons, cubinhos de queijo branco...
Além disso, podemos ingerir legumes e verduras cozidos, refogados e até suflês e lasanhas light de vegetais.
-Aproveite para tomar sopas deliciosas, aconchegantes e quentinhas. Elas ajudam a desintoxicar o organismo e têm pouquíssimas calorias. Mas fuja dos cremes cheios de creme de leite e manteiga, pois são muito calóricos além de gordurosos e ricos em colesterol ruim.
-No caso de se arriscar em pratos muito calóricos uma vez ou outra, como fondue e feijoada, esteja consciente das suas conseqüências. E então no dia seguinte use a lei da compensação: ingestão de alimentos menos calóricos, como sucos, sopas, grelhados...

Enfim, pare de dizer que inverno engorda. Não espere o verão para cuidar do seu corpo. Faça-o agora. Afinal, o tempo passa muito rápido e daqui a pouco o verão está chegando.

2 comentários:

Milena Risolen disse...

Adorei o texto!! Parabéns pelo blog!
Beijinhos Milena

Vanessa Freire P. L. De Nadai disse...

olá Dani....parabéns pelas suas matérias....seu blog tá mto legal....puxa, e eu ando sem inspiração pra escrever....bom e aí vai na pós sábado...acredita q eu tenho 2 festas neste dia....fazer o q né...até lá bjim Van